TEKOÁ MIRIM

6_20220506_205320_0005

A Tekoa Mirim está localizada no litoral Sul paulista, no município de Praia Grande/SP. Desde 2010 esse território é ocupado pelos Guarani Mbyá. E foi através do sonho do Tiramoi (Pajé) Mauricio de Souza que Nhanderu (Deus) mostrou que essa terra era ideal para ser retomada.

Atualmente, vivem nela por volta de 21 famílias, cerca de 60 pessoas, entre crianças e adultos. Esta Tekoá não tem sua terra demarcada e a comunidade segue na luta pela garantia de seus direitos e da terra sem males.

O CHAMADO E O CAMINHO

Uma narração por Wera Mirim Amilton

É uma história bem bacana. Essa aldeia começou através do Tiramoi (Pajé), infelizmente perdemos ele ano passado. Então, tudo começou através dele. O nome dele era Mauricio de Souza. Ele e a família estavam morando ali no Vale do Ribeira. Com o tempo ele queria conseguir arrumar um espaço pra fazer uma aldeia  junto com a família. Ele não gostava de onde viviam, lá no Vale. Com o tempo ele já tinha planejado de conseguir algum espaço, arrumar um terreno pra aldeia. Mas foi difícil também, ele rezava muito. Ia  na casa de Reza… rezando né, para que Nhanderu (Deus) arrumasse um espaço pra ele. E foi assim que aconteceu

Ele recebeu através do sonho, ele recebeu através de Deus. Deus mostrou no sonho dele que esse espaço seria ideal pra ele e pra família dele.

Eles se mudaram pra cá. Primeiro vieram verificar, porque aqui onde tem a aldeia Mirim agora, na época era tipo… tinha uma pedreira, alguma coisa assim. Que mexe com pedra, areia. Era pedreira, só que já era abandonada, abandonada faz tempo. Através do sonho eles conseguiram esse espaço, então começou, eles vieram aqui pra ver uma área, um espaço, pra ver se era ideal pra eles. Aí foi assim que começou. Então, a partir de 2010, começaram a entrar mesmo. Entraram, fizeram barraquinha, coisa assim. Mas primeiro vieram só três famílias, só a dele. Aí começaram a fazer barraquinhas e essas coisas. A partir do momento que entraram aqui, cruzaram com ambientais, parece, aí logo eles perceberam que eram índios, que precisavam de ajuda. Então, começou a ajudar com alimentação, com doações de cobertores, algumas coisas assim. Então, foi assim que começou. Hoje já faz 11 anos do começo da aldeia e vai fazer 12 anos em Novembro. E hoje, atualmente, vivem umas 21 famílias. Em torno de 60 pessoas entre, crianças, adultos. Então, é isso.

Essa aldeia, Tekoá Mirim, fica no município de Praia Grande, litoral Sul de São Paulo. Outra coisa, ocorreu sim um processo de demarcação, uma tentativa, mas sabemos que não é fácil, já faz muito tempo que começou a aldeia, que eles brigaram, e hoje continua sendo assim, uma briga por todos nós que estamos aqui presentes, que estamos aqui na aldeia. Enfim, o povo que tá aqui na aldeia Tekoá Mirim é Guarani Mbyá.






@Todos os direitos reservados a tekoakuery.com