Quem Somos

Sobre

Muitos resumem a palavra tekoa como aldeia. Mas no olhar dos Guarani, o que significa? Vamos entender melhor o sentido da palavra tekoa?

Teko/reko significa “modo de ser, modo de estar, sistema, lei, cultura, norma, comportamento, hábito, condição, costume”. Então envolve muitos elementos!!! Já o sufixo “a” é indicativo de local. Tekoa, então, é “um lugar de costume e de modo de vida”, produtor da cultura e também produto dela.

Kuery é o plural, então como o projeto é composto por mais de uma aldeia, foi importante sinalizar isso na identificação do nome.

Tekoa Kuery surge como um projeto e um conjunto de ações demandadas pelas aldeias no período da pandemia, contexto em que os eventos e as atividades presenciais foram suspensas e a circulação ficou restrita, no intuito de viabilizar alternativas para a comercialização dos artesanatos.

A composição do grupo é feita por indígenas das aldeias Tekoa Paranapuã e Tekoa Mirim, parceiras e parceiros que contribuem no intermédio de toda logística. Inicialmente foram criados perfis nas redes sociais do instagram e facebook para divulgação dos artesanatos e viabilização da venda.

Mas agora está em processo a implementação da venda por meio deste site. A proposta é ampliar e melhorar os processos de gestão e de logística da produção e gerar maior autonomia para indígenas dessas aldeias, como de outras da região que poderão compor no projeto futuramente.

Atividades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Sobre

A Tekoa Paranapuã está localizada no município de São Vicente, litoral sul do estado de São Paulo, dentro da Unidade de Conservação do Parque Estadual Xixová Japuí - PEXJ.

Atualmente, é composta por 21 famílias das etnias Guarani Mbya, Guarani ñandeva e Tupi Guarani , totalizando cerca de oitenta pessoas (ver dados atualizados das famílias) . Situada em um território próximo ao contexto urbano, esta é uma das poucas tekoá da região da Baixada Santista a ser banhada pelo Oceano Atlântico, o que indica o significado sagrado e cosmovisional desta terra.

(Re)existindo na região desde 2004, decorrente de um intenso processo migratório para o local, os indígenas da Tekoa Paranapuã reconhecem que o território onde vivem é sagrado e de ocupação tradicional de seus ancestrais. E com isso busca pelo reconhecimento ancestral da população Guarani como povo originário desse território é marcada por uma luta histórica por justiça.

Atualmente a terra não está demarcada pelo Estado brasileiro e se encontra em fase de estudos e identificação da Funai.

Localidade

A Aldeia Paranapuã está localizada na:
Av. Saturnino de Brito, 1977 - Parque Prainha, São Vicente - SP CEP 11325-010

Contato

Para falar com as lideranças locais ou entrar em contato para agendar uma visita entre em contato com: